PS5 e próximo Xbox podem ter 8 a 12GB de RAM

Alguns rumores indicam que os consoles da próxima geração podem ter 16 GB ou mais de RAM, mas, segundo Marc-André Jutras, diretor técnico da Cradle Games, talvez não veremos uma evolução tão grande e o novo Xbox e o PS5 terão memória RAM variando de 8 a 12 GB, pois a maioria dos jogos não utilizam muita RAM.

“Eu não acho que vamos ver 16GB de RAM, a maioria dos jogos não usam muita RAM”, disse ele. “ O que você verá, no entanto, provavelmente é uma boa quantidade de núcleos. Eu não ficaria surpreso se a próxima geração fosse Ryzen 2600 ou algo assim. Porque é realmente estável, barato e tem uma boa quantidade de núcleos.”

No entanto, Marc acha que os novos consoles terão um foco maior na VRAM (memória dedicada para gráficos) para acabar com o gargalo dos jogos e suportar 4K e 5K sem problemas. Ele também disse que não ficaria surpreso se o PS5 tivesse 8GB de RAM e 8GB de VRAM.

“Para rodar jogos em 4K com qualidade, o foco será no VRAM, que atualmente causa muito gargalo, porque o buffer de frame 4K ocupa muito espaço”, disse ele. “Então, para você acabar com um buffer 4K, você precisa de quatro vezes o VRAM. Por isso, eu acho que você não verá o espaço da RAM compartilhada da próxima geração igual a do PS4 porque isso causa muito gargalo. Você verá mais VRAM para suportar 4K e 5K e o que mais aparecer. O quanto disso? Eu não ficaria surpreso se o PS5 tivesse 8GB de RAM e 8GB de VRAM.”

Marc concluiu a entrevista para o site GamingBolt dizendo que não sabe exatamente qual será a quantidade de memória do novo Xbox e do PS5, mas uma divisão entre VRAM e RAM parece fazer bastante sentido, pois a VRAM pode ser utilizada para realizar cálculos mais rápidos, obter gráficos de resolução mais alta e ainda ajuda a garantir que a parte da memória isolada do sistema operacional do console não cause impacto no desempenho gráfico.


some text