Os 10 Melhores Jogos dos Fliperamas

Ir até um fliperama, apostar o seu suado dinheiro em um ficha curiosa, testar suas habilidades em alguma aventura incrível… Enfim, esse é o tipo de memória emocionante que os gamers mais veteranos irão recordar com muito carinho e nostalgia. Afinal, os jogos de fliperama sempre tiveram seus atrativos e marcaram uma época de muita diversão.

Sendo assim, resolvemos reviver alguns grandes momentos dessa época tão gloriosa da história dos games, apresentando a você uma incrível lista com os 10 melhores jogos dos fliperamas. Como irá perceber, fizemos o possível para reunir “o melhor do melhor”, mas não organizamos em forma de ranking, já que todos são games grandiosos. Portanto, prepare-se para revirar o seu baú de memórias, pois fortes emoções estarão escondidas nas próximas linhas…

Captain Commando

Os fliperamas foram o berço de um gênero conhecido como beat ‘em up. Por esse motivo, não poderíamos começar essa lista sem um grande clássico desse gênero, não é mesmo? Captain Commando, lançado pela Capcom em 1991, garantiu momentos de muita diversão e grandes desafios para muitos jogadores.

No game, era possível escolher entre quatro personagens: o Capitão Commando, uma múmia, um ninja e um bebê (que pilota um robô!). Pois é! Os personagens eram curiosos e as aventuras eram altamente divertidas, com hordas de inimigos aparecendo por todos os lados. Aliás, a diversão em modo cooperativo (que sempre foi um dos atrativos dos jogos beat ‘em up) era ainda maior.

Ghouls’n Ghosts

Clássico dos clássicos, Ghouls’n Ghosts foi uma aventura de plataforma lançada em 1985, pela Capcom. Alguns anos depois, o game ganhou uma versão para o SNES, mas a versão para o arcade é uma lenda. Afinal, a aventura do cavaleiro Arthur encantou muitos gamers no mundo dos fliperamas.

No game, os jogadores deveriam ajudar o cavaleiro Arthur a salvar a princesa Prim-Prim. Obviamente, as missões não eram nada simples, já que uma legião de monstros, demônios e fantasmas se colocavam no caminho do grande herói. Para completar, o game ainda precisava ser completado duas vezes para que os jogadores pudessem vislumbrar o final verdadeiro. Clássico! Clássico!

Aero Fighters

Muitos jogadores irão conhecer essa pérola dos fliperamas pelo nome Sonic Wings. E claro, o nome desse game lançado em 1992 (pela Tecmo) fica em segundo plano, quando relembramos os momentos de adrenalina vividos nos intensos combates com esses aviões tão especiais.

Nessa aventura do gênero Shoot ‘em up, os jogadores podiam escolher entre pilotos de diferentes nações a fim de enfrentar tiroteios aéreos altamente desafiadores. Cada avião possuía um conjunto de habilidades especiais, mas todos eles garantiam a diversão das duplas de jogadores que se posicionavam para destruir tudo que surgisse em seus caminhos.

Mortal Kombat II

Falemos agora de um título muito importante na história de uma franquia que marca presença na história dos games até hoje: Mortal Kombat II. Com esse game, lançado em 1993, pela Midway Games, os jogadores passaram horas nos fliperamas, participando de combates sangrentos e tentando desvendar os segredos dos fatalities, frienships e babalities.

Foi em Mortal Kombat II que a história dessa série tão incrível começou a ser desenhada de uma forma um pouco mais séria. De qualquer modo, temos aqui um clássico dos games de luta que contava com um “line-up” formado pelos personagens mais lendários da série.

Street Fighter II

Já que falamos do lendário Mortal Kombat, nada mais justo do que citar outra lenda dos games de luta, não acha? Pois bem, Street Fighter II, lançado pela Capcom em 1991, ainda desperta muitas emoções. Afinal, como esquecer da introdução em que um lutador golpeia o outro de uma forma muito engraçada?

No game, os jogadores puderam aproveitar uma versão evoluída do clássico de 1987 (o primeiro game da série), com a introdução do sistema de combos e do uso de habilidades especiais (através de comandos mais complexos). Enfim, Street Fighter II foi um marco na história dos jogos de luta. Ryu e companhia marcaram as memórias dos gamers em muitos fliperamas de todo o mundo.

The King of Fighters 98

Para não deixar outra lenda dos jogos de luta de lado, apresentamos The King Of Fighters 98, lançado pela SNK em 1998. Apesar de ser o quinto jogo de uma franquia épica, KOF 98 (nome abreviado), apresentou combates intensos (no belo esquema de trios) e se posicionou como um dos grandes títulos da história dos games de luta.

Em The King Of Fighters 98, não havia uma história, já que se tratava de uma edição especial. Assim, os jogadores puderam apenas relaxar e escolher entre mais de 38 personagens, para montar
times poderosos a fim de enfrentar o lendário Rugal Bernstein.

Metal Slug

Dando uma pausa na sequência arrasadora de games de luta, relembramos o intenso e altamente divertido Metal Slug. Lançado em 1996, pela SNK, o game é uma verdadeira paródia de um campo de guerra, com muitas menções satíricas à Segunda Guerra Mundial e a outros personagens controversos.

Como se trata de uma verdadeira piada, o jogo chamou a atenção dos jogadores, promovendo combates cheios de ação e muito bom-humor. Além disso, a quantidade de inimigos e a possibilidade de controlar veículos, tornaram tudo ainda mais atrativo. Metal Slug é um game que nasceu para brilhar nos fliperamas.

Final Fight

Como dissemos, os fliperamas foram o berço dos games do gênero beat ‘em up. Assim, não poderíamos deixar de relembrar outra lenda que, até hoje, marca as memórias de muitos jogadores. Final Fight, lançado em 1989, pela Capcom, nasceu com o intuito de ser a continuação do lendário Street Fighter, mas as diferenças nas mecânicas dos dois jogos eram muito grandes e outra lenda acabou nascendo.

Na aventura, os jogadores podiam escolher entre três personagens (Cody, Guy e Haggar) e entrar em uma jornada para salvar uma jovem que foi sequestrada por uma violenta gangue de rua. Daí em diante, o que sobrava para o jogador era mostrar aos inimigos toda a sua força, em missões repletas de muita pancadaria. Que clássico!

Marvel vs Capcom

Agora que estamos nos aproximando do fim da lista, reservamos um espacinho para falar de outro lendário game de luta. Isto é, não poderíamos deixar de relembrar o incrível Marvel vs Capcom, lançado pela Capcom em 1998. Como não poderia deixar de ser, a Marvel teve uma boa contribuição na produção, inclusive, com a história se passando no universo dos X-Men.

De qualquer forma, o que arrebatou os jogadores foi a possibilidade de ter uma espécie de Street Fighter, com personagens lendários, como o Capitão América, o Homem Aranha e muitos outros. Os combates eram eletrizantes e o sistema de duplas chamou muita atenção, ou seja, outro grande jogo de luta para abrilhantar a nossa lista.

Cadillacs and Dinossaurs

Para encerrar, nada mais justo do que falarmos sobre um game que marcou a época dos fliperamas de forma notável. Cadillacs and Dinossaurs, lançado em 1993 pela Capcom, foi, provavelmente, o jogo beat ‘em up mais icônico da história dos arcades.

Curiosamente, o game segue o padrão dos jogos do gênero (que existiam aos montes na época), mas os personagens, o enredo e a proposta de ter dinossauros em meio aos combates alucinantes, chamou a atenção de muitos players em todo o mundo. Outro ponto importante a ressaltar é que Cadillacs and Dinossaurs jamais recebeu uma versão para consoles, o que faz dessa lenda uma raridade exclusiva dos fliperamas.

Com esse último game incrível, encerramos essa nossa emocionante lista em grande estilo. Sem dúvidas, a época dos fliperamas foi muito importante na vida de muitos gamers e, claro, outros games igualmente incríveis poderiam estar em nossa lista, mas o divertido e relembrar… Então, não deixe de “jogar” aí nos comentários outros títulos que marcaram essa época… Vamos relembrar os momentos mágicos!


some text