Os 10 Jogos Mais Difíceis do Mundo!

Todo gamer de respeito exige que os jogos tenham, no mínimo, uma dose de desafio. Afinal, aquilo que é muito fácil acaba ficando chato rapidamente. No entanto, existem alguns jogos que levam essa ideia de desafio muito a sério, e acabam provocando a frustração dos jogadores, oferecendo aventuras que facilmente poderiam ser colocadas em um ranking com os jogos mais difíceis do mundo.

E claro, como a GamesMAX também não foge a um bom desafio, resolvemos criar a nossa lista com os jogos mais difíceis do mundo. Obviamente, existem mais de dez games que poderiam se encaixar na categoria de “missão impossível”, mas separamos aqueles que marcaram a nossa história (e nos fizeram quebrar alguns controles, por raiva mesmo). Então, prepare-se para dividir suas frustrações com a gente, relembrando algumas aventuras desafiadoras. Vamos começar?

Ghosts’n Goblins

Lançado em 1985, Ghosts’n Goblins surgiu ainda na época dos 8-bits, quando o NES reinava supremo. Aliás, esse foi o primeiro de uma série de títulos que compõem a oitava franquia mais vendida da Capcom. Mas, apesar dos resultados, Ghosts’n Goblins é um game lembrado realmente por seu alto nível de dificuldade.

A aventura é marcada por situações que, muitas vezes, parecem extremamente injustas (onde está o fair play?). Temos um limite de tempo absurdo nas fases, as armas são quase todas horríveis e ser atingido por um inimigo (o que não é difícil) é estar a um passo da morte. E pior, mesmo que você consiga terminar o jogo, o verdadeiro final só é apresentado após o replay. Isto é, começamos pegando pesado em nossa lista com os jogos mais difíceis do mundo, não é mesmo?

Ninja Gaiden

Para apimentar ainda mais essa nossa lista com os jogos mais difíceis do mundo, trouxemos o game Ninja Gaiden. Contudo, há que ressaltar que, nesse caso, poderíamos pegar quase todos os jogos da franquia e dizer que eles são realmente difíceis. A estreia da franquia foi em 1988, nos arcades, mas sua trilogia, lançada no NES, é uma verdadeira lenda.

Apesar de ser um dos games com os melhores gráficos da era dos 8-bits, Ninja Gaiden surpreendia a todos com seu alto nível de dificuldade. Sua jogabilidade era rápida, mas a quantidade de inimigos em cada fase era um absurdo. E como esquecer das ocasiões em que Ryu Hayabusa devia realizar alguns saltos, mas os inimigos continuavam forçando o herói a retroceder? Enfim, essa franquia foi uma dos principais “quebradoras de controle” da história dos games.

Contra

A franquia Contra, lançada em 1987, pela Konami, também costuma figurar em qualquer lista dos jogos mais difíceis do mundo de forma frequente. E não é sem motivos. Embora o game tenha ajudado a popularizar um estilo de jogo (correr e atirar), ele também foi responsável por deixar muitos jogadores frustrados.

Curiosamente, a aventura tem um ar de game casual, mas os poucos que levaram o game a sério tiveram muitos problemas com as míseras três vidas e com os inimigos que, literalmente, apareciam do nada. Para completar, o game ainda tinha o chamado “fogo amigo”, que é a possibilidade de os disparos dos aliados atingirem o seu personagem. Como se os inimigos já não fossem difíceis o suficiente…

Battletoads

Nossa lista com os jogos mais difíceis do mundo chega agora a um título que é citado constantemente como o mais difícil da história. Lançado em 1991, para o NES, o game desenvolvido pela Rare foi o responsável por deixar muitos jogadores traumatizados com a frustração de não conseguir “zerar” essa aventura de uma forma honesta. E, sinceramente, o gameplay não é nem um pouco honesto com os jogadores.

Para começar, cada fase do jogo contava com uma jogabilidade diferente. Apesar de ser um típico Beat ‘em up, as lutas aconteciam de inúmeras formas e, todas elas, eram capazes de dificultar a vida dos jogadores ao máximo. Aliás, até hoje existem pessoas que sequer chegaram a ver certas fases do game e, muito menos, o final da aventura. Esse game foi um trauma. E não se esqueça que uma nova aventura com esses sapos loucos foi anunciada na E3 2018. Será que ela será tão difícil?

Cuphead

Chegando à metade dessa nossa lista com os jogos mais difíceis do mundo, Cuphead surge para provar que os jogos recentes também são desafiadores. Lançado em 2017, para o Xbox One e para os PCs, o game chamou atenção por dois motivos: primeiro, seu visual é incrível, com desenhos que parecem ter sido retirados da década de 30; segundo, o game tem uma dificuldade assustadora. Não à toa, por conta dessa característica e pela história do jogo, muitos o chamam de “jogo do capeta”.

Apesar de ser uma aventura belíssima, o gameplay chega a ser punitivo em muitas ocasiões, especialmente quando os jogadores se deparam com um dos 28 chefes do jogo. Seguindo uma linha muito semelhante aos jogos de plataforma das eras dos 8 e 16-bits, o game consegue enganar com seu visual e pega os deslumbrados de surpresa, fazendo com que destreza e atenção sejam requisitos para superar os desafios propostos.

Castlevania

Castlevania é, sem dúvidas, uma das franquias mais antigas e icônicas da história dos games. A história dessa lenda teve início no ano de 1986, mas foi um ano depois que o desafio de Castlevania foi realmente lançado. Brilhando no NES, a aventura de Simon Belmont ainda é considerada uma das mais complicadas da franquia e um dos jogos mais difíceis do mundo.

Muitos dos desafios do game estavam relacionados com limitações na jogabilidade, já que Simon não realizava certos movimentos que seriam imprescindíveis para derrotar os inimigos infernais que surgiam ao longo da jornada. E mais, esses inimigos eram desafiadores, com destaque para o maldito Drácula em sua forma definitiva.

Demon’s Souls

Voltando a falar de jogos mais recentes, nossa lista com os jogos mais difíceis do mundo traz o insano Demon’s Souls. O game, que surgiu no PS3, em 2009, apresentou uma série de elementos de ação em um mundo gótico muito bem desenvolvido. Além disso, a jogabilidade ia se alterando em função das armas escolhidas pelos jogadores.

Rapidamente, o jogo conseguiu chamar atenção por sua dificuldade. Apesar das críticas negativas, por conta dessa característica, muitos defenderam o game, alegando que a alta dificuldade era justa e que o game remetia a uma época em que os jogos ensinavam, através do reforço negativo, o alto preço a se pagar por não jogar com cuidado. E o preço era altíssimo mesmo: muitas horas de frustração e desafios que pareciam impossíveis.

Aliás, como menção honrosa, é impossível não citar o lendário Dark Souls (uma espécie de sucessor espiritual de Demon’s Souls). Essa aventura deu início a mais um capítulo de grandes desafios para os jogadores mais recentes. Isto é, esses games reviveram os desafios no mundo dos games, e mostraram aos jogadores mais novos o sentimento de frustração.

Mega Man 9

Mesmo sendo um game de 2008, lançado para diversas plataformas, Mega Man 9 tem um “pezinho” no passado. Seus gráficos são uma verdadeira homenagem à era dos 8-bits e, claro, sua dificuldade também! Conforme você já deve ter percebido, o NES pode ter sido o console com o maior número de games difíceis por m². Assim, seguindo os padrões do console, Mega Man 9 não poderia ser diferente.

O game é marcado pelas buscas por inimigos que sejam mais vulneráveis a cada arma e, curiosamente, para o jogador alcançar o chefão e testar sua teoria, a fase não facilita em nada, oferecendo obstáculos e inimigos que deixariam qualquer gamer extremamente frustrado. Sem dúvidas, esse é um dos games mais difíceis da história do herói.

Spelunky

Lançado em 2008, Spelunky é mais um jogo que surgiu nos “tempos modernos”, para mostrar aos jogadores que os desafios podem ser tão grandes quanto as frustrações. Como não poderia deixar de ser, o game acaba remetendo ao passado de inúmeras formas e, por isso, muitos críticos alegaram que a aventura é “tão fácil de odiar, quanto de amar”.

De modo geral, o objetivo do jogo é explorar as muitas cavernas que marcam a aventura. Todavia, essas cavernas estão cheias de armadilhas e inimigos. Além do mais, as fases são geradas de forma aleatória e, caso o jogador perca todos os corações (o que é fácil de acontecer), ele deverá recomeçar toda a aventura. Enfim, o game tem a fórmula perfeita para provocar a fúria dos gamers.

Alien vs. Predator

Para encerrar essa nossa lista com os dez jogos mais difíceis do mundo temos o lendário Alien vs. Predator. Lançado em 2010 para o PS3, o Xbox 360 e para os PCs, o game conseguiu promover um clima de conflito constante entre três facções: os Predadores, os Aliens e os Marines (seres humanos).

Com missões surpreendentes, o game tinha situações complicadas em cada uma das três partes da história. Obviamente, jogar como Marine deixava a “brincadeira” extremamente séria. Afinal, a diferença entre essa e as outras duas classes sempre foi brutal e isso refletia no gameplay com boas doses de um realismo impiedoso.

Para concluir, relembramos que essa é a lista com os 10 jogos mais difíceis do mundo, na visão da GamesMAX. Com toda a certeza, existem outros jogos que também fizeram os gamers “arrancarem os cabelos”. Por isso, não deixe de compartilhar e comentar sobre os jogos que acabaram lhe forçando a quebrar os seus controles. Vamos dividir nossas frustrações? Enfim, até a próxima!

Yohan Bravo

some text