Mega Drive: 30 anos de uma lenda do mundo dos games!

No dia 29 de outubro de 1988, o mundo dos games observou o nascimento de uma lenda chamada Mega Drive. Conhecido também como Sega Genesis (na América do Norte), o console de 16 bits da SEGA fez enorme sucesso durante a década de 90 e dividiu as atenções com o grande Super Nintendo. Quando o PS1 surgiu, o game foi perdendo espaço, mas seu nome já estava registrado na história.

Sendo assim, aproveitando que o aniversário de 30 anos dessa lenda aconteceu há poucos dias, a GamesMAX, de forma tardia, mas muito respeitosa, resolveu prestar as devidas homenagens a um console que marcou a vida de muitos gamers. Portanto, prepare-se para assoprar os cartuchos e reviver muitos momentos nostálgicos. Vamos começar?

Então, quem foi esse tal de Mega Drive?

Ok, 30 anos não é para qualquer um, não é mesmo? Desse modo, é muito provável que os gamers mais novos não consigam entender a grandeza de um console como o Mega Drive. Afinal, hoje em dia, temos máquinas extremamente poderosas que são capazes de proporcionar experiências imersivas de qualidade surreal.

No entanto, respeitar o início das coisas é algo muito importante e, claro, o Mega Drive deu início a muitas histórias no mundo dos games e criou jogos que, até hoje, embalam momentos de muita emoção. Sim, ainda falaremos sobre os seus jogos mais lendários, mas veja bem: todos conhecem o Sonic, certo? Pois é! Foi no Mega Drive que ele nasceu.

Aliás, a ideia principal do personagem, que alcançava velocidades incríveis, era provar que o Mega Drive era capaz de processar informações de uma forma extremamente rápida e, ao mesmo tempo, cativar o público jovem com um personagem carismático. Obviamente, essa foi uma bela jogada de marketing, pois a velocidade do jogo era uma forma de provar que o processador do Mega Drive era superior ao do Super Nintendo (o principal concorrente da época).

De qualquer modo, estamos falando de uma lenda que marca presença na lista dos 20 consoles mais vendidos da história e, ainda hoje, é vendido no Brasil, pela Tectoy. Além disso, o console também contava com acessórios interessantes e, ao longo do tempo, apresentou algumas versões portáteis que não foram muito bem sucedidas. Enfim, é um console com uma história incrível!

E quais jogos marcaram o Mega Drive?

Como principal “garoto propaganda” da SEGA, o icônico Sonic promoveu aventuras incríveis no console, mas não foi o único a deixar sua marca na história dos games. Afinal, outros títulos se transformaram em verdadeiros marcos da era dos 16 bit. E claro, uma homenagem para o Mega Drive, não poderia deixar de citá-los.

Mortal Kombat

Para começar, a franquia Mortal Kombat também brilhou no console. Com destaque para o segundo e o terceiro título da série, as lutas desse game emplacaram muitas horas de diversão. No Mega Drive, as versões do jogo eram cópias da versão feita para arcade, o que acabou deixando os games um pouco inferiores às versões do SNES. Mesmo assim, não há como esquecer essas lutas épicas.

Super Monaco GP

Lançado em 1989, Super Monaco GP foi um dos primeiros títulos para o Mega Drive. Aliás, durante um bom tempo, o game foi o principal nome a abordar a temática da Fórmula 1 no console. Apesar das limitações visíveis, Super Monaco GP foi um dos grandes games de corrida do início da história dos consoles.

Castle of Illusion

Tendo como personagem principal o icônico Mickey Mouse, Castle of Illusion surpreendeu a todos com uma história interessante e uma jornada pautada nos melhores preceitos dos games de plataforma. Esse game foi muito importante para a história do Mega Drive, pois ajudou a impulsionar as vendas do console e a estabelecer uma reputação razoável, antes do lançamento do lendário Sonic the Hedgehog. Em 2013, o jogo recebeu um remake com gráficos excelentes, vale a pena conferir!

Streets of Rage

Como você poderá perceber no artigo que fizemos em homenagem a Streets of Rage, estamos falando agora de uma verdadeira lenda entre os jogos do gênero Beat ‘em Up. Com uma jogabilidade semelhante ao clássico Golden Axe (que também brilhou no Mega Drive), Streets of Rage levou os jogadores para as ruas de uma cidade caótica e promoveu muita pancadaria. Como não poderia deixar de ser, o quarto título da série, que está em fase de produção, já está sendo altamente aguardado.

Top Gear 2

Lenda entre os jogos de corrida das primeiras gerações de consoles, Top Gear 2 encantou os donos do Mega Drive com corridas emocionantes (para a época), um sistema de customização interessante e muitos circuitos para serem superados. Curiosamente, apesar de o SNES contar com os três títulos da franquia Top Gear, apenas esse game chegou ao console da SEGA.

Sonic the Hedgehog

Lançado em 1991 e replicado para diversas plataformas (em remakes e compilações), por ser um marco na história dos games, Sonic the Hedgehog surge para encerrar essa nossa pequena lista de games que marcaram o Mega Drive. Essa aventura do “garoto propaganda” da SEGA é considerada até hoje como um dos melhores jogos de todos os tempos e, realmente, quando observamos a tecnologia da época, percebemos o quanto o game era superior aos seus concorrentes. Um ano depois, uma sequência foi lançada e o game manteve o padrão técnico que já havia entrado para a história… Inesquecível!

Parabéns e obrigado Mega Drive!

Para encerrar, a GamesMAX gostaria de agradecer ao Mega Drive por sua enorme contribuição na história dos games. Com títulos inesquecíveis e personagens icônicos, o console se posicionou como um rival à altura do Super Nintendo e, com toda essa concorrência, os gamers mais veteranos acabaram sendo os maiores beneficiados, já que viveram em uma “época dourada”. Então, Parabéns Mega Drive, pelos seus 30 anos e obrigado novamente.

E você? Também viu a história acontecer e jogou algum título desse lendário console? Em caso afirmativo, não deixe de registrar as suas melhores memórias aí nos comentários, o Mega Drive merece! Até a próxima…


some text