Desbloqueio do PS4: As informações que você precisa saber!

A pirataria existe em diversos setores e, é claro, no mundo dos games, ela sempre marcou presença. No entanto, a cada novo console inventado, a dificuldade em criar os chamados “desbloqueios” aumentou exponencialmente. No caso do PS4, que foi lançado em 2013, apenas no ano de 2017 que algumas vulnerabilidades permitiram a criação do Desbloqueio do PS4.

Sabendo disso, resolvemos apresentar a você, algumas informações acerca do Desbloqueio do PS4. Obviamente, nossa intenção aqui é meramente informativa, ou seja, iremos apresentar os fatos da forma que eles são, sem qualquer apologia ou incentivo à pirataria. Sendo assim, não deixe de conferir até o final e tirar as suas próprias conclusões. Vamos começar?

Como começou essa história de Desbloqueio do PS4?

Desde que os jogos de vídeo game passaram a ser oferecidos por preços que, para a maioria das pessoas, eram bastante “salgados”, a busca por uma forma de superar as defesas dos consoles, a fim de permitir que o aparelho rode “jogos piratas”, se tornou a maior missão dos hackers de todo o mundo.

Entretanto, como já ressaltamos, os novos consoles acabaram dificultando, e muito, a vida desses hackers. O PS4, por exemplo, conseguiu resistir por alguns anos até que, em outubro de 2016, a versão 4.05, lançada pela Sony, apresentou uma pequena brecha de segurança. Como não poderia deixar de ser, esse descuido foi o suficiente para que os hackers de plantão pudessem ter acesso a todas as funções do vídeo game.

Como costuma acontecer, assim que os segredos de um console são descobertos, a produção de desbloqueios se torna viável. Assim, rapidamente, a internet foi tomada por inúmeras ferramentas e programas que ajudavam a tornar o “sonho” de rodar “jogos piratas” no PS4 uma realidade. E isso acontecia de diversas formas, via FTP, entradas USB, etc.

Enfim, bastou um leve descuido para que toda a segurança do console fosse superada. Não sem motivos, a Sony correu para lançar uma nova versão, dando início a um duelo entre a empresa e os hackers, já que, a cada atualização da Sony, os hackers são impulsionados a atualizar seus desbloqueios.

Desbloqueio do PS4: Qual é o status atual?

Hoje em dia, qualquer pesquisa simples pelo termo “Desbloqueio do PS4” é capaz de apresentar uma série de resultados, com vídeos falando sobre os desbloqueios, tutoriais sobre atualizações e, até mesmo, anúncios vendendo o aparelho já desbloqueado e com vários jogos incluídos no pacote.

Contudo, apesar das muitas opções, a briga entre hackers e a Sony continua. Afinal, a cada nova atualização da Sony, os hackers devem correr para burlar os novos sistemas de segurança. Com isso, é possível dizer que o desenvolvimento dos hackers está sempre acontecendo um ou dois passos atrás do desenvolvimento da Sony.

Para ilustrar como isso funciona, acompanhe o seguinte exemplo: Em maio de 2018, o Desbloqueio do PS4, chamado 5.05 PS4 Jailbreak, foi lançado. Desse modo, todos aqueles que possuem um PS4 com a versão de firmware 5.07 ou inferior, poderão fazer uso do desbloqueio. Todavia, atualmente, a versão 6.0 é aquela que está vigente nos consoles da Sony.

Isto é, os hackers sempre estão alguns passos atrás da Sony e, portanto, os usuários de aparelhos desbloqueados correm o risco de perder o Desbloqueio do PS4, caso atualizem seus consoles. Não à toa, a cada novo desbloqueio lançado, também são oferecidas instruções para que os jogadores não percam os desbloqueios, dentre esses itens, os problemas de jogar online ou de atualizar o console.

Quais os problemas gerados pelo Desbloqueio do PS4?

Para os usuários finais, fora os cuidados que o Desbloqueio do PS4 demanda, os problemas, em tese, não existem, afinal, na cabeça desses usuários, a chance de poder aproveitar os títulos do PS4 sem ter que gastar rios de dinheiro para isso, é excelente. Porém, a pirataria sempre será um problema, além de um crime, e já houveram casos de pessoas vendendo o desbloqueio e sendo processadas pela empresa japonesa.

Pois é! Não faz muito tempo, um vendedor no eBay foi processado pela Sony por ter anunciado um PS4 desbloqueado com 63 jogos. Para piorar, o vendedor ainda incentivou as pessoas a pararem de comprar jogos, o que foi interpretado como um incentivo à prática da pirataria. Ou seja, a situação vai “ficar preta” para o senhor Eric Scales.

O grande problema, nesse caso, é que a Sony vem apostando nos novos títulos exclusivos para incitar as vendas dos consoles. Com qualquer desbloqueio do PS4, esses títulos podem ser adquiridos de uma forma muito fácil, prejudicando a empresa em relação às vendas.

Para ilustrar, pense bem: no dia 26 de outubro de 2016, a Sony pretende lançar uma espécie de bundle promocional com o game Red Dead Redemption 2. Em circunstâncias normais, isso significaria um bom número de vendas, mas o que aconteceria se os jogadores soubessem que, alguns meses depois, será possível adquirir o jogo em sua versão pirata? Um grande dilema, não acha?

Desbloqueio do PS4: Ter ou não ter, eis a questão?

É óbvio que não gastar rios de dinheiro para adquirir jogos é atrativo. Ninguém pode negar isso. Entretanto, a pirataria é um crime e isso também não pode ser negado. Desse modo, enquanto assistem ao embate entre a Sony e os hackers, os jogadores sofrem com o dilema de ter ou não ter um Desbloqueio do PS4.

De um lado, os preços atrativos e o acesso a diversos games, que podem ser baixados diretamente da internet, do outro, a impossibilidade de atualizar o PS4 (até que o novo desbloqueio seja lançado) e os riscos de jogar online. E claro, há a sombra do crime de pirataria.

Diante disso, podemos dizer que, no fim de tudo, trata-se de um exercício de consciência e que a escolha dependerá da vontade do usuário. Ademais, escolhendo entre a pirataria ou não, o fato é que os hackers continuarão desenvolvendo novidades e a Sony continuará se defendendo deles. Aliás, o PS5 vem aí e, com certeza, a empresa japonesa irá tirar muitas lições de toda essa situação.

Para encerrar, ressaltamos novamente que nossa intenção foi apenas apresentar os fatos relacionados ao Desbloqueio do PS4. Isto é, de forma alguma, estamos incentivando a compra de produtos piratas. De qualquer modo, suas opiniões acerca do assunto serão muito bem-vindas, então, não deixe de registrar seus pensamentos aqui nos comentários e compartilhar essas informações para todos os gamers de plantão. Até a próxima!


some text