Cadillacs and Dinosaurs: O expoente máximo dos fliperamas!

Hoje em dia, podemos nos sentar no conforto das nossas casas e aproveitar os videogames ao máximo. Os consoles de mesa levaram os games para dentro das residências e acabaram fazendo a “era do fliperamas” chegar ao fim. No entanto, aqueles que viveram a época dos arcades jamais esqueceram dos momentos de diversão que jogos incríveis, como Cadillacs and Dinosaurs, proporcionaram.

Pois é! Essa aventura improvável, envolvendo carros, dinossauros e muita pancadaria, marcou uma geração inteira de jogadores. Como Cadillacs and Dinosaurs foi um título exclusivo dos arcades, a aventura se tornou um ícone cult que até hoje é reverenciado por muitos. Sendo assim, hoje iremos relembrar essa lenda. Então, não deixe de acompanhar até o fim, porque este post está carregado de nostalgia. Vamos reviver essa aventura?

Cadillacs and Dinosaurs: de onde veio essa ideia?

Bem, Cadillacs and Dinosaurs tem um enredo tão interessante quanto improvável. Afinal, a ideia de termos carros de luxo em um mesmo contexto que dinossauros furiosos é altamente paradoxal. E mais, imaginar um grupo de heróis portando armas e a força dos seus punhos contra as feras jurássicas é ainda mais insano.

De todo modo, foi exatamente isso que Cadillacs and Dinosaurs ofereceu aos jogadores. E essa ideia foi retirada dos quadrinhos, mais especificamente, da obra Xenozoic Tales (1987) de Mark Schultz. Seguindo a base dessa história, o game tratou de apresentar um cenário caótico e cheio de vida.

Conforme o próprio game explica, a aventura tem início após inúmeros desastres ambientais provocados pela ação humana. Esses desastres poluíram a atmosfera de tal modo, que os humanos sobreviventes foram forçados a viver em cidades subterrâneas.

Quando os humanos retornaram à superfície, lá para o ano 2513, eles perceberam que a Terra passou a ser habitada por dinossauros. Curiosamente, os dinossauros eram dóceis, mas os humanos não. Uma gangue chamada Black Marketers começou a caçar os novos habitantes do planeta, cometendo atrocidades sem motivo.

Desse modo, Cadillacs and Dinosaurs acabou se tornando uma aventura que conta a história de quatro heróis que decidem enfrentar os Black Marketers. Obviamente, os dinossauros ficavam no meio desse confronto e, quando eram provocados, eles não distinguiam amigos de inimigos (aliás, quem não teve ataques de fúria ao ser atacado por um dinossauro que o inimigo havia provocado?).

Cadillacs and Dinosaurs: um lendário Beat ‘em up!

Agora que já relembramos todo o contexto louco de Cadillacs and Dinosaurs, podemos relembrar um pouco mais do emocionante gameplay do jogo. Nesse caso, a aventura sempre foi considerada como uma das maiores, entre os jogos do gênero Beat ‘em up. E mais, muitas vezes, Cadillacs and Dinosaurs era comparado ao lendário Final Fight (um dos precursores do gênero).

Essas comparações eram plausíveis, já que os dois games eram “crias” da Capcom. Ainda assim, o game possuía gráficos de ótima qualidade (para a época), ataques especiais e mecânicas inovadoras, que favoreciam ao máximo o lado cooperativo dos jogos desse gênero.

À disposição dos jogadores, tínhamos quatro heróis: Jack Tenrec, Hannah Dundee, Mustapha Cairo e Mess O’ Bradovich. Todos eles “saíam no braço” com os Black Marketers e com os dinossauros em fúria. Contribuindo para a violência, tínhamos algumas armas de fogo, porretes e armas brancas. E claro, no fim de cada fase era necessário superar um chefão desafiador.

Resumindo, Cadillacs and Dinosaurs era um game que representava o ápice da era de ouro dos jogos Beat ‘em up. Para completar, a ideia de poder pilotar um Cadillac deixava todos ainda mais empolgados e as oito fases eram suficientes para garantir muitas horas de diversão.

Cadillacs and Dinosaurs: o legado!

Aqui no Brasil, Cadillacs and Dinosaurs se tornou um dos títulos mais famosos dos fliperamas, mas o sucesso do game também foi estrondoso nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. Com sua jogabilidade dinâmica, seus belos gráficos e seu enredo superinteressante, o game conseguiu conquistar um lugar especial no coração dos players da época.

Todavia, apesar da grandeza do título, essa aventura jamais foi “transportada” para os consoles de mesa. De acordo com as informações, a principal razão para o game ter ficado “preso” nos arcades foi o altíssimo valor cobrado pela General Motors para licenciar a marca Cadillac outra vez.

Isso acabou contribuindo para aumentar o status cult adquirido pelo jogo, já que a aventura se tornou exclusiva dos fliperamas e um tesouro especial para quem pôde aproveitar essa era tão incrível na história dos games. Hoje em dia, muitos dos jogadores veteranos aproveitam a aventura através dos emuladores (e o número de fãs não é pequeno).

Cabe lembrar que em 1994, uma empresa chamada Rocket Science Games lançou um game chamado Cadillacs and Dinosaurs: The Second Cataclysm. Apesar de o jogo também ter sido baseado em Xenozoic Tales, o título era muito diferente, sendo um shooter com bons gráficos, mas com um gameplay pobre e limitado.

Cadillacs and Dinosaurs Remake: seria possível?

Conforme foi destacado acima, o principal motivo para o game Cadillacs and Dinosaurs ter sido deixado de lado pela Capcom foi o alto custo para o licenciamento da marca Cadillac. Entretanto, a empresa japonesa tem chamado muita atenção por conta dos seus remakes.

Dessa maneira, apesar de a lista de pedidos dos fãs ter outros grandes nomes, não seria uma má ideia termos algum projeto relacionado a Cadillacs and Dinosaurs. Talvez, tentar um novo acordo com a General Motors ou alterar a marca do carro pode não ser tão complicado assim (enfim, ideias típicas de um fã).

O fato é que Cadillacs and Dinosaurs marcou uma época e deixou muitas lembranças nas memórias dos jogadores mais veteranos. O game se tornou um clássico cult e suas aventuras desafiadoras contra dinossauros e insanos membros de gangues jamais serão esquecidas.

Tendo um remake ou não, a contribuição de Cadillacs and Dinosaurs para o gênero Beat ‘em up e para os arcades é inquestionável. Por isso, a nossa homenagem aqui é mais do que justa, não acha? Mas… e você? Quais são as suas lembranças em relação a esse clássico? Qual era o seu personagem favorito? Registre as suas lembranças aí nos comentários e não deixe de compartilhar o post, pois jogadores veteranos adoram falar sobre esses clássicos e dar início a longas conversas nostálgicas… Até mais!

Yohan Bravo

some text