15 Jogos Inesquecíveis do PlayStation 2

Apesar de muitos olharem para o PS1 com muito carinho, o PS2 é, até hoje, o console mais vendido de todos os tempos. E, na verdade, quando essa novidade surgiu, foi uma verdadeira revolução. Para a época, os jogos pareciam surreais. Assim, como não poderia deixar de ser, a história do console também foi marcada por diversos games clássicos.

Sabendo disso, resolvemos promover um “revival” com nossas melhores memórias em relação ao PS2. Obviamente, como não se trata de um ranking, já que seria muito difícil julgar tantos títulos incríveis, resolvemos listar nossos 15 jogos inesquecíveis do PS2. Portanto, convidamos você para embarcar nessa jornada com muita nostalgia e momentos épicos da história dos games…

Silent Hill 2

Para começar nossa lista, resolvemos apostar no segundo título de uma franquia que fez sua estreia no PS1. Silent Hill 2 foi lançado em 2001, pela Konami, e, apesar de não ser uma sequência direta da trama iniciada no primeiro título, o game herdou todo o clima caótico e a enorme pressão psicológica que seu antecessor possuía. No entanto, como os gráficos ganharam um upgrade a sensação de terror ficou ainda maior.

Silent Hill 2 conta a história de um homem chamado James Sunderland, que vai até a cidade após ter recebido uma carta da sua ex-esposa, Mary. O problema é que Mary já havia falecido há três anos! Pois é… Uma trama digna de um clássico. Aliás, um clássico que possui vários finais. Enfim, entretenimento e terror para marcar as memórias de forma contundente.

Resident Evil 4

Já que começamos com uma lenda do gênero Survival Horror, nada mais justo do que lembrar de outro game igualmente lendário, não é mesmo? Em 2005, Resident Evil 4 foi lançado para dar continuidade à história de uma franquia que já possuía três títulos clássicos e outras tentativas “frustradas”. O curioso é que o jogo acabou definindo novos padrões para diversos jogos de tiro em terceira pessoa, tornando-se um dos games mais influentes dos anos 2000.

Na aventura, os jogadores assumiam o controle de Leon S. Kennedy, o protagonista da segunda aventura da série e, com muita ação, a trama conseguiu deixar os jogadores envolvidos do início ao fim. Ademais, com alterações na dinâmica do gênero Survival Horror, Resident Evil 4 representou uma grande evolução e se posicionou como uma base para muitos jogos que temos hoje.

Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Conforme você já deve ter conseguido notar, essa nossa lista não está para brincadeira. O PS2 realmente promoveu uma incrível transição dos clássicos do PS1 para os “novos domínios”. Sendo assim, não poderíamos deixar de citar Metal Gear Solid 3: Snake Eater, que levou o nível de espionagem da série para um patamar ainda mais elevado.

Nesse game, as linhas cronológicas foram invertidas, podendo-se dizer que este é o primeiro título da história. Mantendo grande ênfase nas habilidades de espionagem, o game é um verdadeiro desafio estratégico, com opções incríveis e uma trama que carrega todo o requinte que já é marca registrada dessa franquia lendária.

Final Fantasy X

Continuando com nossa “seção de grandes clássicos”, Final Fantasy X, surge como o primeiro título de uma das franquias mais marcantes da história a dar as caras no PS2. Alterando alguns padrões da série, o jogo promoveu uma transição perfeita para o PS2 e conseguiu alcançar tanto sucesso, que foi o primeiro game da série Final Fantasy a ganhar uma sequência direta (chamada Final Fantasy X-2).

Com todo o clima épico que apenas essa série consegue criar, os jogadores acompanhavam a história do jovem Tidus e sua amiga Yuna. E claro, tudo acontecia em um mundo fantástico, com combates eletrizantes e muita magia. Aliás, foi nesse jogo que o sistema de combates tradicional, que existia desde o Final Fantasy IV, foi alterado. Isto é, os novos rumos da série começaram a ser tomados a partir desse game incrível.

Okami

Agora que já falamos sobre grandes nomes que fizeram uma incrível transição para o PS2, podemos dar início a uma sequência de clássicos que nasceram no console. Para começar, nada mais justo do que citar o incrível Okami. Afinal, essa aventura, lançada em 2006, foi responsável por embalar momentos emocionantes na vida de muitos gamers.

Com um estilo artístico único, o game conseguiu arrebatar os fãs, que acompanhavam as aventuras da deusa do sol, na forma de um lobo branco, em sua jornada para derrotar Orochi, a serpente de oito cabeças. Além de ser um incrível game, Okami é uma verdadeira viagem pela mitologia japonesa. E mais, jamais podemos esquecer da Celestial Brush, que permitia que os jogadores fizessem desenhos na tela para superar diversos desafios. Incrível!

Bully

Falemos agora de outro game que surgiu no PS2 (e causou muita polêmica). Lançado em 2006, Bully, assim como outros jogos da Rockstar, criou um ambiente cheio de controvérsias e chegou a sofrer duras censuras por conta disso. Contudo, apesar de todos os problemas, tanto a crítica quanto os fãs amaram o jogo.

A história de Bully é simples, assumindo o papel de um garoto problemático, o jogador passa por todas as rebeldias da juventude, entra em brigas, beija garotas, faz diabruras e muito mais. Ademais, por conta do sucesso, o game foi relançado pela Rockstar em 2016, o que foi excelente para aqueles que desejavam reviver essa grande aventura.

God of War II

Mesmo com o grande sucesso do primeiro título, foi em God of War II, lançado em 2007, que a franquia deu seu salto para se posicionar como um dos grandes nomes da história recente dos games. Com uma ação intensa, a história de Kratos é repleta de sangue, seres mágicos e muita violência.

Em uma incrível viagem pela mitologia grega, os jogadores acompanham Kratos que, com armas poderosas e o apoio dos Titãs, sai em busca de meios para consumar sua vingança contra os deuses. Isto é, uma trama à altura de um game que é considerado um dos melhores da história do PS2 e dos games de ação.

Grand Theft Auto: San Andreas

Lançado em 2004, o saudoso GTA: San Andreas ajudou a tornar a franquia GTA ainda mais popular, já que apresentou as aventuras controversas e polêmicas para uma nova geração de gamers. Além disso, esse título serviu para estabelecer os padrões de muitas aventuras criadas pela Rockstar.

Com muita ação, o game foi completamente baseado em inúmeros eventos reais que aconteceram na cidade de Los Angeles. Assim, dentro de um imenso mundo aberto, os jogadores assumem o papel de Carl Johnson, um membro de gangue que retorna à cidade de San Andreas e acaba se envolvendo em inúmeras tramas e histórias do submundo do crime.

Shadow of the Colossus

Ao lado do grandioso God of War II, que já marcou presença nessa lista, Shadow of the Colossus ajudou a redefinir a palavra “épico”. Lançado em 2006, o jogo fez enorme sucesso por conta da sua bela história e das batalhas intensas, que colocavam o herói diante de criaturas gigantescas e altamente destrutivas.

A aventura fez tanto sucesso e se tornou tão inesquecível que, no início de 2018, um “remake” foi lançado para o PS4 e, mesmo se tratando do mesmo jogo (mas com gráficos incríveis), o hype ao redor dessa obra-prima foi imenso. Resumindo, temos aqui um jogo que, assim como qualquer monstro dessa aventura, é grandioso!

Guitar Hero II

O PS2 também foi o berço de outra revolução no mundo dos games. Afinal, com Guitar Hero, o sonho de ser um Rockstar ficou ao alcance de todos os gamers. No primeiro game da franquia, a série surgiu como uma grande novidade, mas quando Guitar Hero II surgiu é que os desafios verdadeiros passaram a arrebatar uma infinidade de jogadores. Depois que os “controles-guitarra” surgiram, a febre foi inevitável.

Lançado em 2006, o game apresentou um set-list de grandes clássicos da história do Rock e conseguiu desafiar os melhores jogadores em combinações quase impossíveis de serem executadas sem erros. Guitar Hero II deu um show inesquecível e ajudou a definir os padrões de uma franquia que marcou seu nome na história recente dos games.

Kingdom Hearts II

Nos dias atuais, a série Kingdom Hearts continua com seu lugar garantido no coração dos fãs e promete um novo título para o início do ano de 2019. Todavia, em 2005, Kingdom Hearts II surgiu como a continuação de um incrível RPG de ação, que colocava personagens dignos dos melhores games de RPG ao lado de figuras famosas do mundo Disney.

Com um belo enredo e aventuras que se passam em uma infinidade de mundos diferentes (mas igualmente incríveis), o game conseguiu arrebatar o fãs com diálogos divertidos e cenas majestosas. Como não poderia deixar de ser, toda a magia do mundo Disney e a expertise da Square Enix deram origem a uma aventura inesquecível.

Gran Turismo 4

No PS1, a série Gran Turismo conseguiu promover competições incríveis, que surpreenderam a todos com seu alto nível de simulação (para a época). Quando o PS2 foi lançado, a transição da franquia para a nova geração atingiu o seu nível mais elevado em Gran Turismo 4. Seu lançamento aconteceu em 2003, e o jogo foi o segundo título da franquia para o PS2, mas rapidamente ficou claro que esse seria um título histórico.

Com muitas opções, que haviam se tornado marcas registradas da série, e uma infinidade de carros e alternativas de customização, o jogo rapidamente se posicionou como um dos melhores jogos de corrida do PS2. Mesmo com a competição acirrada (dentro do gênero), Gran Turismo 4 mostrou sua força e se tornou outro game inesquecível do PS2.

Need For Speed: Carbon

Já que falamos em jogos de corrida, quando no referimos ao PS2, é impossível não citar a série Need For Speed. Afinal, foi nesse console que a série Gran Turismo perdeu sua hegemonia. Em Need For Speed: Carbon, o nível de customização das máquinas alcançou patamares surreais. Não à toa, o game é considerado por muitos, o melhor jogo da série.

Neste game, o conceito de corridas clandestinas foi replicado com imensa precisão, apresentando gangues, apostas e desafios extremamente perigosos. Com máquinas passíveis de serem customizadas até nos mínimos detalhes, os jogadores viveram momentos de muita emoção, e sempre em alta velocidade. Realmente, é uma aventura inesquecível.

Tony Hawk’s Pro Skater 3

Tony Hawk’s Pro Skater 3 é o único título em nossa lista que também figurou no PS1. Como o game foi lançado em 2001, a produção também marcou presença no “console anterior”. Entretanto, a versão de PS2 contava com diversos personagens especiais e, obviamente, com gráficos de maior qualidade.

De qualquer modo, o game apenas serviu para consolidar a franquia como uma lenda entre os jogos de esporte. Com desafios surreais que levavam o jogador a realizar combos que ultrapassavam o tempo limite que cada fase possuía, o jogo marcou muitas memórias.

Onimusha 3

Para encerrar com chave de ouro, temos o lendário Onimusha 3. Apesar de os dois primeiros jogos da série terem sido incríveis, essa aventura marcou presença de forma memorável na história do PS2. Com uma bela trama e a presença de atores reais, como Jean Reno (do filme “O Profissional”) o game foi um desafio cheio de ação.

Operando em linhas de tempo diferentes, os jogadores alternavam entre o Japão feudal e a França (500 anos à frente). Com isso, a jornada se tornou ainda mais épica e os conflitos cheios de elementos magníficos. Enfim, Onimusha 3 é uma aventura inesquecível que dá provas de que o PS2 foi o lar de títulos formidáveis.

Para concluir, ressaltamos novamente que a nossa intenção foi reviver algumas das incríveis memórias que o PS2 nos deixou. Como não poderia ser diferente, essa é a nossa lista de jogos incríveis do PS2, mas você, certamente, tem outros favoritos. Assim, não deixe de comentar e falar sobre as suas memórias… Juntos iremos reviver mais momentos grandiosos.


some text